Após as inquietações que gerou a nossa problemática de trabalho eu responderia por experiência própria que em grande maioria ainda nós professores não estamos adaptados a essa nova vivencia com as tecnologias, para isto precisamos investigar outras indagação para poder responder se: Os professores não tem formação adequada ou não querem buscar esse tipo de formação? Há certo tipo de acomodação por parte de alguns professores ou até receio como encontramos no texto “Por Quê o Computador na Educação?”(Valente). Mas o principal motivo levado em consideração e que é preciso investir na formação continua dos profissionais em educação, pois a tecnologia anda a passos largos enquanto isso continuou-se trabalhando numa metodologia de ensino do século passado, da qual essa nova geração de “Homo Zappiens” ou de “nativos digitais” que estão acostumados com diversos recursos de informação não vê motivação alguma em ir pra aula. Com certeza ficou evidenciado que urgentemente e cada vez mais precisamos quebrar velhos conceitos e paradigmas relacionados a educação, Como vimos o professor tem que ser visto e antes de tudo pensar que ele é um agente da educação, um facilitador ,alguém que não só ensina mas também aprende, a ele cabe orientar seus alunos desenvolvendo neles a criticidade e curiosidade para o construção de seu conhecimento.
Tive a oportunidade de vivenciar novos desafios da qual no inicio julguei ou pré- julguei ser incapaz de vencer ou me adaptar, tive que vencer medos e vergonhas, de não saber ou de não procurar saber, como a grande maioria dos docentes de hoje, mas agora considero que de certa forma consegui mudar, me permiti buscar e reaprender a aprender, a mexer, a fuçar, mas ainda tenho medos e vergonhas, acho que a base tradicionalista ainda esta muito forte na nossa educação, mas aprendi que sempre podemos mudar readaptar ou até mesmo romper com velhos e ultrapassados paradigmas, pois a educação tem que mudar e se adaptar conforme a nossa realidade e transformação social, pois se o mundo e sociedade estão em constante mudanças porque a educação permanece os com os mesmos conceitos.
Para mim ficou com certeza uma valiosa vivencia que já incorporei para minha vida não só docente, mas para meu trabalho e família, o projeto de aprendizagem foi algo que possibilitou realmente a construção do meu conhecimento, pude vivenciar nessa disciplina algo que considero mais importante que foi a troca de saberes e experiências, construída durante o semestre que passou muito rápido, para quem ainda tem muito a aprender, vivenciar e trocar.
Avalio assim que meu desenvolvimento foi satisfatório em relação a disciplina, pois tive bom entendimento em relação aos textos e livros e demais discussões em relação ao curso, já na parte das de uso de recursos tecnológicos pretendo buscar melhor formação em relação ao uso delas, ainda não me sinto à vontade para utilizá-las, justamente por não ter o domínio e o conhecimento necessário, mas aprendi o mais importante que eu não preciso só ensinar os alunos eu posso aprender junto com eles, eu tenho que ter formação para ser o agente facilitador e condutor da aprendizagem.
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Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
ResponderExcluirSe desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
António Batalha.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/